Notícias

21/11/2016 08:28 G1/MT

Período de chuva aumenta e preço do leite diminui em Mato Grosso

O estoque de leite aumentou e os preços do produto apresentaram uma queda nos supermercados em Mato Grosso. Segundo a Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite-MT), a diminuição foi causada pelo período de chuvas. Há sete meses a alta nos preços assustou os consumidores, que encontraram o produto por até R$ 6. Atualmente é possível comprar a caixa de leite integral por menos de R$ 3.

De acordo com a Aproleite-MT, a expectativa é o aumento na produção de leite nos próximos meses. “Naturalmente você tem uma disponibilidade maior de pasto e é um período onde as vacas mais produzem leite. O preço cai em decorrência desse aumento de produção. E certamente vai voltar a ter reflexo nisso com aumento de preço por causa da queda na produção da seca do ano que vem, porque realmente não tem nenhum investimento na área”, declarou o executvivo da Aproleite-MT, Carlos Augusto Zanata.

Conforme a associação, nos últimos dois anos a produção de leite em Mato Grosso tem diminuído porque muitos produtores estão abandonando a atividade por considerá-la pouco rentável, ou seja, produzir leite custa caro e o lucro é baixo.

“Já faz dois anos que o produtor vem fazendo malabarismo para se manter na atividade. A rentabilidade é muito baixa, principalmente pelos altos custos de produção”, disse Zanata.

Em setembro, o valor pago ao produtor caiu 3,35% e até os primeiros meses do ano que vem, os preços devem cair mais.


Titulo fixo

Fale com a gente

Mande um Whastapp
(66) 
Ou ligue
(66) 3521-3340

Jovem Pan

Alta Floresta
FM 103,5
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo